em até 12x no cartão de crédito (com acréscimo).
em até 12x no cartão de crédito (com acréscimo).

Geneticista Molecular

Médica Patologista
Serão abordados os principais tipos de mutações envolvidas nos testes genéticos: Single Nucleotide Variants (SNVs) e inserções e deleções (Indel), consolidando os conceitos e aplicações na prática laboratorial. Esse módulo permitirá o entendimento do impacto molecular das alterações genéticas.
Serão abordados os temas de sequenciamento NGS (Next Generation Sequencing), com foco na plataforma Illumina e processamento dos dados por meio dos pipelines de bioinformática após o sequenciamento de DNA (tipos de arquivos: FASTQ, VCF, BAM, SAM).
Entender as evidências dos Guidelines internacionais para análise de variantes genéticas germinativas (ACMG-AMP). Durante o curso serão abordados todos os critérios descritos por Richards et.al (2015).
Apresentação dos principais bancos de dados públicos vinculados às análises de variantes genéticas germinativas (i.e, Clingen, Clinvar, OMIM, Variant validator, UCSC, Simple ClinVar, Varsome, etc);
Entender às modificações e diretrizes adicionais dos critérios ACMG-AMP realizadas e implementadas pelo Association for Clinical Genomic Science (ACGS) e pelo US ClinGen Sequence Variant Interpretation (SVI).
Entender as diretrizes éticas e os fundamentos da prática do aconselhamento genético aplicado às famílias em que o indivíduo é conhecido ou suspeito de ter uma condição hereditária.
Serão discutidos casos clínicos (baseados em literatura), onde o participante terá a oportunidade de realizar a análise e classificação das variantes presentes nos casos (Hands on).
Nesta aula abordaremos sobre o que há de mais atual em relação à oncologia de precisão, o papel dos clinical trials, e como esse conceito tem beneficiado milhares de pacientes com câncer.
Aula fundamental para entendermos sobre as principais vias de sinalização celular no desenvolvimento de câncer. Estudaremos os oncogenes e os genes supressorais tumorais e quais seus mecanismos de doença.
Nesta aula abordaremos todos os conceitos que envolvem a coleta de uma amostra tumoral, o que é necessário para uma boa fixação e conservação dessa amostra, quais são as peculiaridades de uma amostra que está emblocada em parafina e quais são suas principais limitações.
Nesta aula abordaremos as principais diferenças técnicas entre um NGS somático e germinativo, passando pelos parâmetros de qualidade, interpretação e aplicabilidade dos resultados.
Nesta aula abordaremos conceitos de bioinformática e os parâmetros de qualidade do sequenciamento somático que devem considerados ao analisar os resultados do NGS.
Apresentação dos critérios de oncogenicidade para classificação de variantes somáticas.
Como utilizar cada umas das plataformas: cadastro nas plataformas, onde inserir os dados, como encontrar as informações, como interpretar os dados obtidos em cada banco.
Nesta aula abordaremos as diferenças (vantagens e desvantagens) entre um painel CGP e um painel médio/pequeno. Mostraremos como é calculado o Tumor Mutation Burden (TMB) e a Instabilidade de Microssatélites (MSI). Abordaremos também os conceitos sobre Deficiência de Recombinação Homóloga (HRD).
Nesta aula abordaremos como é feito o teste de biópsia líquida, desde o processamento da amostra até a obtenção dos resultados. Como interpretar os resultados e qual a aplicabilidade dessa ferramenta nos diferentes tipos tumorais.